quarta-feira, 6 de junho de 2012

Glossário

Noctowl da HGSS, exemplo de Draw Engine
Bom, o blog foi criado tanto para jogadores mais experientes quanto para jogadores novos e recentemente alguns leitores que começaram a jogar a pouco tempo me perguntaram sobre alguns termos que eu uso aqui no Blog. Devo lembrar que eu também sou um jogador novo, tenho apenas 1 ano de TCG e tenho menos experiência que uma boa parte dos leitores aqui. Pensando nos novos jogadores resolvi criar este pequeno post "Glossário" explicando alguns termos que eu costumo usar aqui no blog.
Abreviações
Bom, algumas cartas e coleções tem nomes muito extensos e as vezes fica um tanto quanto chato escrever o mesmo nome várias e várias vezes, portanto é comum que eu abrevie alguns nomes como por exemplo, PONT (Professor Oak New Theory), BW (Black & White), Sage's (Sage`s Training), Eel (Eelektrik), CoL (Call of Legends), HGSS (Heartgold Soulsilver), catcher (Pokémon Catcher) e alguns outros que eu possa ter esquecido.


Termos de jogo
Draw Engine - Quando eu digo draw engine, estou apenas usando um termo diferente para a expressão mecanismo de draw. Que nada mais é do que qualquer carta ou Pokémon que serve como um auxílio para você pegar mais cartas do seu deck.


Set up - Termo usado para determinar as cartas que são necessárias para que a estratégia de um determinado deck funcione. Por exemplo: em um deck de Zekrom + Eelektrik, o set up exige pelo menos 1 Zekrom Ex ativo, outro Zekrom Ex no banco e 2 Eelektrik's no banco para que a estratégia funcione de maneira correta.


Sniper - Como o próprio nome sugere, este termo é empregado para se referir a algum Pokémon que possa atingir qualquer pokémon no campo do adversário, não exclusivamente o ativo, daí o termo "sniper".


T1 - T2 - T3... - Este termo é utilizado para se referir ao turno em que determinada ação é executada. Por exemplo: "em um deck de Vileplume você deve fazer de tudo para ter seu set up montado em T2" - Em outras palavras, você deve ter seu jogo montado até seu segundo turno.

Existe um outro termo para esta abreviação, que se refere ao uso e eficiência de um deck dentro de um determinado formato. Por exemplo, um deck muito usado como o de Blastoise & Keldeo no formato BW-On pertence ao T1 (Tier 1). Um deck menos usado, mas ainda com uma certa ocorrência em torneios, Tier 2 e assim por diante.

Classes de Deck - Bom, algumas semanas atrás eu fiz um post sobre como montar um deck competitivo e dento deste post havia uma explicação sobre os diferentes tipos de deck, quem tiver alguma dúvida basta conferir aqui.

Metagame - O termo Metagame também possui um post exclusívo, para acessá-lo basta clicara aqui.


Espero que este post venha ajudar aos novos leitores a se adaptarem aos termos de jogo e outros jargões comuns no TCG, caso alguma coisa tenha ficado de fora, basta escrever nos comentários que eu responderei assim que possível. Ainda hoje teremos um post com o Top 5 do tipo fighting, até mais.

3 comentários: