sábado, 2 de junho de 2012

Report do Torneio local do dia 1 de Junho de 2012


Depois de muito tempo, finalmente tive a oportunidade de participar de um Torneio de Pokémon aqui na minha própria cidade. Uma das pessoas que estimulou o torneio fui eu, mas não participei oficialmente da organização, apenas ajudei alguns jogadores a se organizarem melhor e coisas do tipo. Bom, eu tinha esperanças de que alguma das cartas que importei alguns meses atrás chegariam a tempo, mas nada. A sorte não parecia estar do meu lado (eu tenho um histórico de azar em torneios que é fenomenal). Bom, já cheguei a comentar em outras postagens, que o Metagame da minha cidade era composto basicamente por decks de fogo. Exatamente, era. Não é mais. O
Meta mudou muito e eu me surpreendi com muitos jogadores e o nível de jogo evoluiu bastante. Uma palavra que pode resumir de forma geral o Torneio do dia 1 de Junho de 2012 é "Metagame". Tive a impressão de que todos jogaram pensando muito no Meta local e isso deixou o torneio muito interessante. Peço desculpas pela possível crueza do meu Report, é a primeira vez que faço isso. Já cheguei a comentar com alguns leitores aqui do Blog, que sou um jogador novo. Não tenho nem 1 ano de Card Game. Aliás, acho que essa semana completarei 1 ano desde que ganhei meu primeiro Deck Temático, que foi o Steel Sentinel da HGSS Unleashed, que me levou completamente para as duas vertentes de deck que mais usei desde então: Decks de planta e decks metálicos. Bom, com cerca de 1 ano de TCG, este foi meu 4º torneio e devo dizer que minha sorte foi praticamente a mesma em todos os 4. Em todos eu sempre caía em uma chave que me deixava em desvantagem de alguma forma e nesta último não foi diferente. Fui com minha formação do The Truth, Steelix Prime, Serperior e Reuniclus. Eu costumava usar Pichu na formação, mas o excesso de Reshiram's e Zekrom's me fez mudar de ideia, acabei substituindo o Pichu e 3 cartasd e Draw por PlusPower, uma vez que eu ja tinha perdido cerca de 4 ou 5 vezes por falta de cartas. Meu deck acabava muito rápido e as vezes as cartas que eu realmente precisava estavam nas prizes (mas ainda assim o deck parecia funcionar melhor do que com 4 Pluspower). Minha chave tinha 2 ReshiBoar's um deles com Typhlosion Prime ainda por cima, mas tudo bem, faz parte do jogo e eu já sabia que com o Metagame daqui eu não tinha muitas chances. 


Primeira Partida VS Reshiboar+Typhlosion
Primeira mão, eu saio sem básicos, já ajudo no Draw do adversário. Em seguida consigo puxar alguma coisa, o adversário começa. O deck dele havia mudado desde a ultima vez que joguei com ele e eu não cheguei a ver as novas alterações. Sei que ele começou com um Dunsparce, e com um Hoothoot no banco. Se eu conseguisse montar meu jogo rápido poderia ter até alguma chance. Ele liga uma energia no Dunsparce (provavelmente para recuá-lo quando preciso) e passa. Eu tive um ótimo primeiro turno, consegui usar minhas 3 Great Ball's e apenas uma delas falhou completamente, adiantei bem meu jogo e ja estava com Snivy, Onix e Solosis em campo. Passei de volta, se não me engano ele ligou uma energia no HootHoot do banco usou Collector, 2x Reshiram e 1x Tepig se não estou enganado. Consegui montar meu Steelix prime em T2 e já eliminei metade do HP do Dunsparce. Minhas esperanças foram por água abaixo com o início do próximo turno dele. Rare Candy, Emboar, Reshiram e lá se vai o Sentinela de aço. Daí pra frente meus outros pokémons foram engolidos pelo Blue Flare e fim da primeira partida. Início da segunda, ele começa novamente, foi algo bem parecido, Dunsparce. Mas meu deck não rodou tão bem, o bom é que o dele também não. Consegui segurar um pouco o jogo, cheguei a pegar 2 prizes, mas de resto foi só churrasquinho de The Truth.


Segunda Partida VS Reshiboar+Zekrom
Lá vou eu contra fraqueza de novo. Estrutura um pouco similar como deck anterior. Apenas 3x Reshiram's e não 4; 3x Zekrom's e 2-2 Zoroark. Eu já esperava mais uma partida perdida. Ele começa. Reshiram Ativo eu com Onix. Ele liga uma DCE, Outrage 20 de dano. Eu ligo uma DCE no Onix, tiro 10 de dano. Ele desce Zekrom's e Reshiram's no banco, usa Interviewer's Question e puxa nada mais nada menos que 7 energias e uma delas era outra DCE, ele liga uma de fogo ao Reshiram ativo, Outrage, mais 20. Ligo outra energia, limpo o pouco dano monto alguma coisa no banco que não me lembro ao certo. Com ou sem Steelix eu já estaria morto no próximo turno, afinal ele estava com cerca de 9 energias na mão e muitas eram de fogo, eu passo. Ele monta o Emboar, Blue flare e o resto é história. Segunda partida, ele com Reshiram novamente, eu com Onix de novo. Desta vez eu comecei, puxei Solosis e coloquei no banco, Liguei 1 DCE no Onix e passei. No turno dele ele usa Collector, e alega que tem 2x Reshiram's nas prizes e mais 1 Zekrom. Eu disse pra ele que ele não precisava de mais que um Reshiram pra acabar com meu jogo. Ele puxou 2 Zekrom's e um Tepig, Outrage. Eu consegui montar Duosion e Snivy, ligo mais uma energia e passo. Ele coloca Pignite em campo e liga uma de fogo no Reshiram e passa. Meu próximo turno foi tão ruim mas tão ruim que eu mal me lembro do que fiz, eu sei que eu não fiz nada, mas talvez eu tenha usado um PONT pra tentar trocar minha mão por algo melhor mas não deu certo, passo. No turno dele, ele monta Emboar, Blue Flare e eu tenho um Deja Vu e tudo acabou.


Terceira partida VS Samurott+Zekrom
Respirei aliviado por poder enfrentar algo que não tinha uma vantagem sobre meu deck. Achei que me sairia melhor... mas nada disso. O jogo foi bem apertado. Ele começa, Alomomola ativo e Oshawott no banco, liga uma energia no Alomomola e passa. Eu comecei com o Onix Ativo e mais alguém no banco, não me lembro quem era ao certo, DCE no Onix uso PONT desço Snivy e Solosis e passo. Ele monta o Dewott no banco, usa alguma Trainer, liga mais uma energia no Alomomola e me ataca, 20 de dano e eu estava dormindo. No flip eu acordei, uso Sage, mando pra Discard 2x Metálicas Especiais e um PONT, fico com Communication e Rare candy na mão, puxo um Serperior do Deck e evoluo com rare candy. Monto o Steelix em T2 e uso Energy stream, 30 de dano e ligo uma Metálica da Discard Pile no Steelix. ele monta o Samurott no banco (pra minha sorte não era o Samurott com habilidade), liga mais uma energia no Alomomola e limpa os 30 de dano com Potion, em seguida usa Hydro Pump e causa 50 de dano, ele só tinha uma energia de água liganda, eu reduzo 10 com a energia especial, e o Serperior cura mais 10 na passagem do turno, começo meu turno com 30 de dano, consigo montar Reuniclus graças a um PONT com Great Ball + Rare Candy, redistribuo o dano, Energy Stream, mais uma energia especial no Steelix. Eu tinha tudo pra crescer o jogo pra cima dele, mas meu deck simplesmente parou de funcionar exatamente aí. Ele começa o turno, desce Zekrom, e começa a montar outro Samurott, liga energia no Zekrom me ataca apenas por esportividade mesmo e encerra o turno. Tudo o que eu precisava era de mais uma energia metálica, mas ela não veio e eu não possuía Trainers para draw, apenas um punhado de Snivy's e Stage 1 em maõs, eu uso Energy Stream, mais 30 de dano e passo. Ele liga mais uma energia no Zekrom, Potion no Alomomola de novo, monta um Dewott ataca e passa. Eu continuei a limpar meu dano e fui descendo os básicos pra montar outro Serperior o quanto antes, mas foi mais um turno perdido. Pra ele foi basicamente isso, nada de útil, se não me engano ele ligou uma energia ao Samurott e passou. Eu saco um PONT, evoluo tudo que tenho pra evoluir e ficom com a mão vazia, uso PONT e com a nova mão eu consigo finalmente ligar a ultima metálica que faltava, Steelix com 1 DCE e 3 metálicas especiais, Gaia Crush e lá se vai Alomomola, ele sobe Zekrom com duas energias, liga mais uma no Samurott e usa Outrage, o dano desaparece nas metálicas especiais. Eu montei mais um Serperior, Energy Stream no Zekrom. Ele ri e fala, "É né? Nele você não bate direito". Ele não consegue montar outro Samurott mas continua a colocar energias no Dewott, ele usa Outrage, passam 20 de dano, que são curados pelos 2 Serperior's.
Eu finalizo com Gaia Crush. Ele sobe o Samurott, monta mais outro no banco. O resto foi ele usando Surf, eu absorvendo distribuindo e curando o dano até eu conseguir derrubar os 2 Samurotts, restaram apenas Alomomolas no banco, ele decidiu iniciar outra partida. Como vocês puderam perceber, foi uma partida mais demorada do que deveria ser... pela lógica eu deveria ter um Steelix com Gaia Crush em T3, mas eu não consegui fazer isso nenhuma vez no torneio. Início da segunda partida, ele ja sabia como meu deck funcionava, e passou a jogar de forma mais agressiva, eu comecei com Onix, ele com Oshawott. Ele iniciou a partida, conseguiu pilhar dano no Onix, eu montei o Steelix em T2, mas sem energias. Não vinha nada pra minha mão, uso Sage, 3 DCE's 1 PONT e 1 Great Ball, eu começo a atacá-lo. Ele monta Samurott em T3, pronto pra bater no banco e eu ainda não tinha montado Reuniclus, muito menos Duosion, tinha um Solosis vulnerável com 30 de vida no banco, não sei se foi por falta de atenção ou se ele estava mais preocupado em derrubar o steelix, mas o fato é que ele acabou usando Surf, colocou dano no Steelix mas no final das contas eu consegui montar meu jogo de novo e acabei ganhando a primeira melhor de 3 do torneio.


Quarta partida VS Feraligatr Prime + Blastoise + Samurott + Groundon & Kyogre LEGEND
Outra partida sem fraqueza para minha felicidade. Meu deck se comportou de forma bem estranha nessa vez. Eu comecei, Snivy ativo, ele com Squirtle, liguei uma energia no Snivy, 10 de dano, não tinha nada que pudesse usar naquele momento. Ele usou algumas Trainers puxou alguns Pokémons pro banco, se bem me lembro foram Totodile e Pichu, ele ligou uma energia na Squirtle e passou. Eu saco um Serperior, rare candy em mãos, ligo mais uma energia e estou donkando em T2 com um Serperior (?) KO no Squirtle, o jogo dele ficou mais complicado a partir daí se não me engano eu consegui montar o Steelix com uma ou duas metálicas e  ele chegou a montar alguma outra coisa mas não estava com energias o suficiente para derrubaro Steelix de uma vez e acabou gastando algumas energias recuando para poupar o Samurott para pilhar energias nele e derrubar o Steelix, mas pelo fato dele ter gasto de 3 a 5 energias com Retreat não sobraram o suficiente para derrubar o Steelix e eu acabei ganhando a primeira. No segundo confronto, ele começou com Totodile e eu com Snivy de novo, liguei uma energia e ataquei, fraqueza, 20 de dano. Ele chegou a descer um Pichu e um Oshawott, eu montei o Serperior em T2 de novo e estava pronto pra fazer um Donk, mas ele usou Catcher e puxou um Duosin pra frente eu estava sem switch e sem energias para recuá-lo, o que acabou atrasando meu jogo, ele conseguiu montar o Feraligatr e o Samurott e acabou me derrubando. O jogo de desempate foi péssimo pra mim, não tinha nada pra Draw, nem PONT nem Sage, muito menos energias metálicas, não consegui fazer quase nada, passei uma boa parte do jogo apenas curando com Reuniclus e Serperior mas não chegava nem a atacar, com o tempo o Steelix não aguentou por falta de energia e ele começou a mirar no banco com o Blastoise. Perdi mais uma.


O torneio foi bem equilibrado de uma maneira geral. E foi o Metagame que realmente acabou pesando mais nos resultados, eu estou arrependido de não ter mantido a formação original do meu deck, pois quase não usei os Plus Power's efetivamente e em quase todas as partidas eu sofri em algum momento com a falta de uma draw Engine.


Fonte das imagens: Bulbapedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário