quinta-feira, 5 de julho de 2012

Decklists dos Campeões do Nacional dos EUA

O site TheTopCut revelou em primeira mão a decklist dos campeões do nacional que ocorreu nos EUA no final de semana passado. Vou listá-los aos poucos analisando-os separadamente, para quem quiser conferir as demais listas, basta clicar no link do The Top Cut logo no início desta postagem. Começando pelo Deck do John Roberts II, que parou de jogar alguns anos atrás por ter seu deck roubado e voltou a jogar este ano, já conquistando um título nacional, nada mal hein?



Klinklang – John Roberts II
Pokémon – 14 
3 Klink
1 Klang
3 Klinklang
2 Darkrai EX
2 Groudon EX
1 Kyogre EX
1 Shaymin EX
1 Cobalion (Energy Press)
Trainers – 35
4 Heavy Ball
4 Rare Candy
4 Eviolite
4 Max Potion
4 Professor Oak’s New Theory
4 N
4 Junk Arm
2 Pokémon Catcher
2 Copycat
2 Random Receiver
1 Revive
Energias – 11
4 Rainbow
4 Prism
3 Metal (Basic)

Todos sabem (eu  mesmo já falei isso inúmeras vezes aqui no blog) que poucos decks nesses últimos meses, estavam usando Stage 2. Poucos deles permaneceram nas partidas e em Top Decks víamos apenas Emboar e Vileplume e ainda assim em número reduzido. Fato é que com a entrada dos Ex no formato, muitos jogadores passaram a usar apenas Pokémons Ex como principais atacantes, e os poucos que fugiam disso, acabavam usando outros básicos para dar Counter nesses mesmos Ex (vide Terrakion). Fato é que o John Roberts II conseguiu fugir do Tabu desse final de temporada para criar um deck que se mostrou muito eficiente e completamente estável. Tudo bem, ele ainda usa Pokémons Ex e outros básicos como atacantes principais, mas ainda assim a presença do Klinklang no Deck é um diferencial a ser exautado. A estratégia era simples. Montar um Klinklang, descer pelo menos 3 energias em campo e rotacioná-las entre os Pokémons com Shift Gear. As Rainbow's e Prism's geram todas as energias, logo, você pode muito bem movimentá-las para pokémons de outro tipo. Segundo comentários do The Top Cut, o deck ficava inbatível com Klinklang + outro pokémon + 3 energias em campo. Darkrai Ex passa a deixar todos com Prism e Rainbow com recuo 0, com Shift Gear você move as energias e pode usar Max Potion sem medo. Pela versatilidade das energias, John pode muito bem encaixar vários atacantes principais, que foram capazes de cobrir qualquer fraqueza/resistência contra seu deck. Junk Arm garante um controle maior das "trainers", permitindo com que ele as usasse quando necessário, como por exemplo, Revive, usado como Tech, mas que poderia ser reciclado com Junk Arm. As demais cartas são ferramentas de Draw, PONT, N, Copycat entre outras. Sem dúvidas é um excelente deck, que acabou ficando popular na ultima semana devido o resultado do Nacional. 

Um comentário:

  1. No Pokemon.com eles mencionaram a existência de um Mewtwo Ex na Deck list, mas pelo visto essa informação foi falsa... ou sera que a deck list esta errada?

    ResponderExcluir