quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"Let me tell you a story to chill the bones..."

Saudações, amigos!

Em primeiro lugar, peço desculpas pela ausência nas últimas semanas, férias, sabe como é né, hauhauhau

Em segundo lugar, para quem está chegando na Banca do Colecionador (decidi um nome pra coluna, hehe) pela primeira vez, as duas postagens anteriores podem ser conferidas aqui (1) e aqui (2).

Agora chega de conversa mole e vamos ao que interessa!

Hoje vamos falar sobre a terceira coleção que foi lançada para o Pokémon TCG, conhecida como Fossil.
Logo da coleção no Ocidente
Essa expansão foi lançada pela Wizards of the Coast nos Estados Unidos em Outubro de 1999. Originalmente, ela deveria ser distribuida em outra data, mas o estrondoso sucesso de vendas da coleção anterior (Jungle) fez com que os olhinhos da Wizard brilhassem e a empresa resolveu adiantar o lançamento.

No Japão, a coleção que deu origem às cartas dessa série se chamava "Mystery of the Fossils" ("O mistério dos fósseis") e contava com 48 cartas, enquanto a versão americana trouxe 62. Isso porque a Wizards manteve a prática iniciada com a coleção anterior, de lançar uma versão holográfica e outra regular de cada carta rara, com numerações diferentes entre si.


A temática desta coleção era voltada para os pokémon préhistóricos, que na época eram Aerodactyl, e as famílias do Omastar e do Kabutops. Foi nessa coleção que surgiu a mecânica de cartas fósseis que perdurou até a quinta geração do card game. Nesta época só havia uma carta de fóssil, o Mysterious Fossil, que podia ser utilizado para reviver qualquer um dos três (Aerodactyl, Omanyte e Kabuto), que assim, eram considerados como evoluções, e não básicos (clique nas imagens para poder vê-las ampliadas). Uma curiosidade interessante, é que a ilustração da carta do Mysterious Fossil representa o Dome Fossil, item presente nos jogos que pode ser utilizado para reviver o Kabuto; e o Helix Fossil, que tem o mesmo uso para o Omanyte. Entretanto, embora nos jogos o Dome Fossil seja os restos fossilizados da carapaça do Kabuto, na ilustração desta carta, são vistos os restos de um Kabutops. Esse "erro" foi mantido até mesmo quando a carta ganhou uma ilustração anos depois, na coleção Legend Maker.

Mais um ponto interessante de Fossil foi a estreia do ilustrador Kagemaru Himeno, pra variar um pouco a rotina dos três ilustradores originais. As artes de Kagemaru seguem o estilo do mestre Mitsuhiro Arita, também buscando apresentar os pokémon em cenas e poses diferentes das usuais. Abaixo vocês podem conferir algumas delas nessa coleção:


Além dos fósseis, esta coleção tinha a temática dos mitos e lendas de Kanto (a região onde se passa a primeira geração), por isso, essa foi a primeira a incluir o Dragonite e os três pássaros lendários, Articuno, Zapdos e Moltres.

Outra carta que apareceu pela primeira vez nessa coleção foi o último pokémon da primeira geração, o Mew. Mas infelizmente, por algum motivo, a Wizards excluiu essa carta da lista do set, e assim, demorou mais um bom tempo até que os fãs do Ocidente pudessem colocar as mãos no pokémon número 151. Posteriormente, a carta do Mew que foi "esquecida" para o set apareceu como uma Promo Black Star (falarei mais sobre essas cartas em outra postagem), e foi dada para os jogadores que conseguissem completar as 8 insígnias da liga pokémon.
olha o danadão ai!

Bom, para concluir, Fossil também foi um grande sucesso, porque a franquia de Pokémon rendia rios de dinheiro naquela época, por ser uma sensação em todo o mundo. Até hoje, tanto no Japão quanto no Ocidente, nenhuma coleção regular (ou seja, não promocional) teve menos cartas.

Abaixo vocês podem ver o símbolo que designa a coleção, e pra continuar o costume, os boosters americanos e o japonês. Um grande abraço a todos, e até a próxima aula na Banca do Colecionador!
Japonês
Boosters americanos

Símbolo da coleção
Bônus! Essa é caixa de booster japonesa, vista de cima
P.S. Como um bonus para a história dessa coleção, a arte da caixa de boosters foi desenhada pelo Mitsuhiro Arita, mostrando os 3 pássaros lendários, porque são o tema da coleção. Até aí, nada de mais, só que, depois de um tempo, essa arte foi utilizada para confeccionar uma das minhas cartas Promo preferidas que vocês podem ver abaixo:
Agora sim, até a próxima!!

6 comentários: