segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

"Born to be wild..."

Preparem-se para a encrenca!

(ahahaha, eu esperei pra usar essa frase no começo de um post por anos!)

Como vocês já sabem, toda segunda é dia de Banca do Colecionador, e hoje eu vou contar pra vocês sobre uma série revolucionária da primeira geração do Pokémon TCG. Estou falando de Team Rocket!

Logo da coleção no Ocidente


O lançamento dessa expansão trouxe muitas inovações para o cardgame, o que é natural, porque depois do lançamento das três primeiras séries (Base, Jungle e Fossil), que apresentaram o universo pokémon ao jogo, era necessária a introdução de novidades que agitassem o cardgame.


Team Rocket é baseada numa expansão japonesa chamada "Rocket Gang", ou "Gangue Foguete", que introduziu no cenário os principais vilões da região Kanto, a Equipe Rocket, composta por Giovanni, o temido Chefe, e seus incontáveis capangas. As cartas de treinador da coleção são representações de cenas envolvendo os vilões, ou as várias máquinas secretas que eles inventam para tentar roubar pokémons alheios (acima, as chamadas Rocket Secret Machines, à esquerda, o "Caminho para o Chefe", e abaixo, algumas cenas de planos da equipe para roubar pokémon).


Além desses treinadores "tradicionais", a primeira carta que foi marcada com a raridade de "super rara" dentro de uma coleção no Japão, e também o primeiro trainer não promocional e holográfico, foi o famoso Here Comes Team Rocket, que apresenta o trio Jessie-James-Meowth, antagonistas-aliados de Ash e companhia no desenho. Uma curiosidade interessante é o fato de que a frase "Here Comes Team Rocket" (que significa "Ai vem a Equipe Rocket!" numa tradução livre) é correspondente à frase utilizada na tradução brasileira da dublagem "Equipe Rocket decolando na velocidade da luz", que é dita pela Jessie em todos os episódios.
"Renda-se agora ou prepare-se pra lutar!"

Cartas de treinador temáticas não foram as únicas novidades dessa coleção.Quanto aos pokémon, foram lançados os pokémon Dark (traduzidos no Brasil como "Sombrios"). Enquanto uma carta comum de um pokémon representa uma versão sua em estado selvagem, um pokémon dark é um pokémon que passou por um método de treinamento e criação da Equipe Rocket, resultando numa personalidade mais violenta. O resultado prático disso, em termos de jogo, são versões de pokémon com menos life (pontos de saúde) e com ataques que causam mais dano que suas versões comuns. Além disso, segundo essa história, como é necessário todo um treinamento para fazer o pokémon ficar assim, não existem pokémon Dark básicos nesta coleção. Abaixo estão alguns dos mais legais deles (A ilustração do Arbok apresenta um desenho diferente, para denotar sua personalidade má. O Vileplume e o Dragonite, além de terem cara de maus, tem habilidades incríveis):




Um ponto interessante sobre os pokémon Dark é que o termo correto para seu nome no Japão é "Mean" que significa "malvado". A Wizards traduziu como "dark" para tentar minimizar os danos que pudessem aparecer devido a implicações religiosas. Nos Estados Unidos, vez ou outra, jogos, filmes e desenhos são proibidos ou tem grandes prejuízos graças a controvérsias envolvendo a religião. Grandes exemplos são os jogos de RPG, desenhos como Caverna do Dragão, entre outros, mal-vistos pelas igrejas evangélicas, e muitas vezes, proibidos ou cancelados por falta de lucros. Tentanto evitar esses problemas, ou pelo menos diminuí-los, a Wizards of the Coast trocou o nome, instituindo assim os pokémon Dark. Infelizmente isso ainda gerou muita confusão, quando foi introduzido o tipo Noturno, também chamado Dark, em inglês, mas isso fica pra aula de outra coleção!

Entre os Pokémon Dark dessa série, alguns ciclos ficaram famosos, e são lembrados até hoje. Antes de falar deles, gostaria de explicar que o termo "ciclos" é muito utilizado na cultura dos cardgames para se referir um pequeno conjunto de cartas que possui alguma relação entre si. Na coleção Fossil, por exemplo, as cartas dos três Pássaros Lendários formavam um "ciclo".

Preferido de muitos jogadores até hoje está o ciclo das evoluções más do Eevee: Dark Flareon, Dark Jolteon e Dark Vaporeon:


E abaixo, o ciclo preferido de todos, os iniciais maus, com Dark Charizard e Dark Blastoise. Por algum motivo, não foi lançado um Dark Venusaur, e este ciclo permaneceu incompleto por muitos anos, até o lançamento da coleção Web.

Além disso tudo, o conceito de Energia Especial foi expandido com o lançamento da Potion Energy, que cura marcadores de dano, e da Full Heal Energy que cura condições especiais. Além destas duas, também foi criada a Rainbow Energy, que trouxe muitas novas possibilidades com sua habilidade de trocar de tipo conforme a necessidade do jogador. Além disso, a Rainbow Energy também foi a primeira energia brilhante.

Para completar, nesta coleção foi lançada a primeira carta secreta da história do Pokémon Tcg, o Dark Raichu. Esta carta, que representa o pokémon que teria resultado se a Equipe Rocket tivesse conseguido pegar o Pikachu, foi o motivo de muitas brigas da Wizards com a Nintendo. Isso tudo, porque o contrato permitia apenas que a Wizards lançasse cartas que já haviam lançado no Japão, sendo impedida de criar novas cartas. Entretanto, esta carta foi criada inteiramente por eles, o que motivou brigas entre as duas empresas, e atrasou por 6 meses o lançamento dessa coleção, gerando um imenso prejuízo para a Wizards.
Eu chorei rios de sangue quando consegui essa carta, ahuahuahuahuah

Bom, espero que vocês tenham gostado da história de Team Rocket. Essa coleção foi muito importante para mim, por foi nessa época que eu me decidi a ter todas as cartas ("mwahahahaha!"). Seguindo umas sugestões que recebi, neste artigo evitei cortar as imagens, para que os jogadores mais antigos possam recordar as mecânicas e ataques!

Para terminar como sempre, abaixo estão o simbolo da coleção e os pacotinhos dos boosters pra vocês verem! Primeiro o Japonês, e depois os 3 americanos, que são só as artes do japonês ampliadas, hehe. Na semana que vem, começarei o bloco de coleções Gym, que será divido em várias postagens porque são muuuitas coisas... realmente! Grande abraço, e até a próxima!

este é o símbolo, hehe


4 comentários:

  1. Que saudade das minhas cartas! Minha mãe deu para o filho da empregada... huahauhauahuahua! Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Putz, eu tive quase a coleção toda Rockt, e dois Dark Raichu... ai, ai, ai saudades hahaha

    ResponderExcluir