quinta-feira, 13 de junho de 2013

Decks Mundiais 2013 - RLax

Dando continuidade a coluna dos Decks Mundiais de 2013, trago a vocês uma estratégia mais recente. Snorlax já foi visto como tech em algumas versões de Plasma Big Basics, sendo usado com energias duplas e um Scramble Switch. Seu ataque Teampact é capaz de causar um grande estrago no late game, principalmente se valendo dos bônus de Deoxys-EX e também de alguns Lasers e Virbank. Porém neste Deck, Snorlax não ataca, o grande foco da estratégia está em sua habilidade Block.


Vamos à estrutura do deck:
(créditos ao CeladonCityGym por disponibilizar a lista)

Pokémon/4
4 Snorlax Plasma

Trainers/56
4 Skyla
4 Ghetsis
4 Cheren
3 Shadow Triad
2 N
2 Bianca
2 Professor Juniper
4 Max Potion
4 Recycle
4 Pokemon Catcher
4 Hypnotoxic Laser
4 Virbank City Gym
4 Crushing Hammer
3 Switch
3 Team Plasma Ball
2 Enhanced Hammer
2 Revive
1 Dowsing Machine

Energias/0

Estratégia
Snorlax é um Pokémon básico, não EX, com um HP de 130 capaz de aguentar muita coisa e com uma habilidade um tanto quanto interessante. Bloquear recuo pode não parecer muita coisa, mas atualmente as mecânicas de substituição mais populares são baseadas em recuar e não em itens. Temos Darkrai-EX, Float Stone e Keldeo-EX + Float Stone. Recuar é uma ferramenta estratégica, te permite escapar de condições especiais ou quaisquer outros efeitos no seu Pokémon ativo, além de poder poupar que você seja nocauteado.
A estratégia é bem simples, conta apenas com o bom e velho poder da matemática e o popular combo de Virbank+Lasers. Sendo impedido de recuar, seu adversário será forçado a queimar Switchs e Escape Ropes para curar condições especiais e ainda que ele possua tais recursos, estes são limitados. Nenhum deck atual costuma usar mais que 5 cartas de substituição e cura, alguns poucos rodam Audino de Tech como counter para Columbus. Sendo assim, com o tempo os recursos para se livrar das condições especiais se esgotam e é nesta brecha que o RLax atua.
Você envenena seu adversário e passa de turno: 30 de dano; Turno do adversário: 60; Seu Turno: 90; Adversário: 120; Seu Turno: 150; Adversário: 180. Seguindo essa sequência, você irá nocautear seu adversário na passagem do turno dele, o que impede que ele promova algum Pokémon do banco para derrubar seus Snorlax e ainda te abre caminho para envenenar o novo Pokémon ativo dele.
As demais cartas do deck são para te ajudar no set-up do deck, a reciclar seus recursos (na maioria dos casos os Lasers) e principalmente a negar prizes para seu adversário, seja curando ou impedindo seu adversário a montar o jogo dele. Ghetsis e N ajudam no hand disrupt e os martelos podem te poupar de receber danos desnecessários. Já que o deck não usa energias, Max Potions são mais que bem-vindas. Muitos jogadores ainda negam a competitividade deste deck, mas eu acredito que ele já se mostrou eficiente o suficiente para dar as caras no Mundial deste ano.

Prós
É um deck relativamente barato, usa muitas Trainers mas ainda assim está abaixo do custo de muitos decks competitivos atuais.
Efetivo contra muitos decks populares no formato: Plasma Big Basics, Klinklang Plasma, RayEels e variantes de Darkrai.

Contras
Desvantagem para Big Basics e suas variantes, Blastoise & Keldeo e Columbus (ou qualquer outra estratégia com Item Lock, como Zebstrika ou Dragonite).

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