quarta-feira, 23 de outubro de 2013

"Rising up, back on the street..." - parte 2


Voltamos com a segunda parte de Gym Heroes, e se você marcou bobeira e não leu a primeira parte, dê um clique AQUI.


Hoje, vamos continuar a nossa viagem por essa coleção que tanto cativou os jogadores. Como vocês devem bem se lembrar, esta série trata dos primeiros quatro Gym Leaders da região de Kanto. Vamos agora dar uma olhada nas cartas de cada um deles.

A arte da caixa é uma combinação de
artworks do Sugimori
E o primeiro da lista é o Brock, da cidade de Pewter. O nome oriental do deck é Nivi City Gym, e vocês podem ver a arte da caixa ao lado. O baralho é focado em pokémon do tipo Fighting, mas trazia um Zubat e um Vulpix, por serem pokés característicos deste líder de ginásio.

Um fato interessante é que graças a um erro da Wizards (sempre esses estagiários...), a versão ocidental desse deck (ou seja, a que veio para o Brasil, também) recebeu a moeda da Starmie, provinda do deck da Misty. O resultado disso, é que para os colecionadores, a moeda original, do Onix, ficou muito difícil de conseguir, e por isso tem um grande valor. Vocês podem ver a moeda logo mais abaixo (créditos à Bulbapedia pela imagem).
Se você tiver uma dela, me avise...

Além dos pokés e energias que comumente temos num precon, este deck trouxe também algumas cartas muito divertidas, apresentando aspectos conhecidos do Brock, como seu carinho e cuidado pelos seus pokémon, sua dedicação como criador, e até a arena de seu ginásio. Cliquem nas imagens para conferir em melhor resolução:



Já no deck "Hanada City Gym", temos o foco em Misty, a líder do ginásio de Cerulean. Por ser uma personagem muito carismática e de grande destaque na trama do anime, Misty tem uma variedade maior de cartas, principalmente de trainers, do que os outros líderes desta coleção. A preferência de Misty pelos pokés do tipo Water é clara neste deck, pois ao contrário dos outros, ela só possui pokémon deste tipo presentes nesta lista e em toda a coleção.

Como dito acima, a moeda deste deck era da Starmie, e mesmo sendo comercializada com o pokémon correto, a versão ocidental desta e das outras moedas dessa coleção eram impressas num plástico plano, sem o relevo característico.

avisem também!
Outra das mudanças entre as versões foi o fato de serem retirados a maior parte dos trainers deste deck, para induzir a compra de boosters pelos que procuravam maior competitividade.

Entre as cartas relacionas a Misty, temos retratada sua personalidade teimosa e de pavio curto, mas também sua sentimentalidade. Uma destas cartas, inclusive, gerou uma polêmica entre o PCL, que cria as cartas, e a Wizards, mas isso ficará para um artigo de outro dia. Abaixo, algumas das cartas de Misty, com destaque para a excelente arte do Misty's Tentacool, também do mestre Ken Sugimori.



O terceiro líder é o tenente Surge, natural da cidade de Vermilion. Como sabido, a maioria de seus pokés é do tipo Lightning, mas tem alguns Colorless misturados no meio, como as linhas evolutivas de Rattata e Spearow.

O deck japonês de Surge é o Kuchiba City Gym, que aparece ao lado. Contando com pokés como Electabuzz, Raichu e Magneton, era uns dos melhores entre os pré-construídos desta era, com mecânicas mais ofensivas, aceleração de energia etc.

Na nossa metade do mundo, ele foi modificado da mesma maneira que o da Misty, reduzindo o número de trainers e pokémon, e aumentando o número de energias para 28 (lol).

já sabem, né?
A moeda que acompanhava este deck trazia a figura de um Raichu, semelhante ao artwork daquele Raichu de Base Set.

Quanto às ilustrações, a personalidade implacável do tenente fica bem à mostra nos trainers, como o Treaty, e também vemos seu lado militar no Secret Mission (já vi um playmat hiper-maneiro com essa ilustração, ampliem pra ver). Nos pokémon, escolhi os três mais icônicos para exemplificar, como é visível abaixo.




A líder de Celadon e portadora da insígnia do Arco-Íris, Erika, é a última dos líderes abordados em Gym Heroes. Especializada em pokémon do tipo Grass, ela possui alguns pokés incomuns dentro do universo da franquia, como a tímida Clefairy e o raríssimo Dratini.

O deck de Erika, Tamamushi City Gym, é voltado mais à indução de condições especiais no oponente, sobretudo Sleep, sendo bastante divertido de se utilizar (e bastante irritante de se enfrentar). Com certeza estes pokémon deram muito trabalho para os jogadores daquela época, ahahahah.

só avisar ali nos comentários...
Como não poderia deixar de ser, a moeda deste deck trazia a ilustração de um Gloom, pokémon preferido de Erika, representado em diversas cartas diferentes neste bloco, tanto nesta quanto na próxima coleção, Gym Challenge.

Nos vários trainers relacionados a Erika, temos alguns realmente bons no sentido competitivo, como Good Manners e Erika's Perfume, que possuíam efeitos de utilidade para vários decks, mesmo os que não utilizavam a temática de Celadon. É claro que temos também aqueles mais restritos, como o Erika's Maids, e o extremamente dúbio Charity, mas que nem por isso deixam a desejar nos quesitos de diversão e beleza.
Para ilustrar, além dos trainers citados, seguem alguns dos pokés de Erika nesta excelente coleção (e não se esqueçam de clicar para ver melhor).


Bem, esse demorou bastante para escrever, mas espero que vocês tenham gostado. No próximo artigo, vamos falar sobre as mecânicas introduzidas no jogo com o lançamento dessa coleção, terminando assim de falar de Gym Heroes (é, gente, eu falei que essa ia render "pano-pra-manga"). Repassem para quem vocês quiserem, e até quarta-feira!

4 comentários:

  1. Dá uma mega vontade de voltar no tempo só pra jogar com esse formato x) Uma variedade tão rica de Trainers e de Pokémon com uma temática muiiito interessante. Poderiam fazer isso com as coleções de hoje em dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma coleção de 130 cartas, que saia com um tempo maior entre um set e outro... Acho que a pressa atrapalha bem...

      Excluir
  2. O meu primeiro deck dessa coleção foi o da Erika. Eu sempre gostei da jogabilidade (e da carinha de menina boazinha dela) e meus cards principais da época eram grass type. E, Luigi, se eu achar alguma dessas moedas.....já sabe, te comunico sem demora! Linda a continuação dessa coleção. Aguardando aqui ansiosamente a Gym Challenge!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, ela tem mta cara de menina boazinha mesmo. Mas a minha preferida foi a Sabrina, de loooonge, hahahah.

      Excluir