domingo, 27 de julho de 2014

O Mundo Competitivo | Especulações sobre o formato BC-XY3

E aí galera! Pra quem ainda não me conhece meu nome é Júnio, sou de Belo Horizonte, Minas Gerais. Comecei a jogar Pokémon competitivamente na temporada 2012-2013, onde consegui algumas boas colocações em torneios oficiais e garanti minha vaga para o mundial.

Estou aqui pra falar dos possíveis impactos que a rotação e a nova coleção poderão trazer para o formato modificado.

Abaixo abordarei algumas especulações e elencarei os que podem vir a ser os principais decks competitivos nessa fase BCR-FUF.



Agora que todos sabemos que a rotação será BCR-ON podemos ter uma boa ideia dos decks que provavelmente irão dominar no formato, pelo menos nesse começo de temporada. Acredito que o uso de stage 2 irá diminuir mais ainda e que os 1HKO serão mais difíceis de acontecerem.

A principal mudança no formato

Seismitoad-EX! Esqueça essa idéia que a Furious Fists foi feita apenas para o tipo lutador. Essa carta vai mudar totalmente o jogo. Mais do que o Pyroar FLF fez no metagame. Um pokémon básico que da item-lock simplesmente com duas energias incolores. Isso é absurdamente insano! Por que faz isso com a gente Pokémon? Esse sapo pode ser usado em QUALQUER deck. Sua versatilidade chega a ser ridícula. Itens provavelmente passarão a ser desvalorizados devido ao uso de Seismitoad-EX. E quanto aos pokémon stage 2? Dificilmente vão ver jogo com esta carta no metagame. Não poder usar doce raro e uma linha de 4-3-4 ou 4-2-3 vão deixar os decks muito mais pesados, isso sem contar com a perda de Tropical Beach, que era essencial para muitos decks de Stage 2. Supporters provavelmente terão mais valor no jogo! Aqueles supporters que hoje em dia ninguém da valor, provavelmente serão valorizadas. Isso tudo por causa desta carta!



Possíveis Tier 1

Fighting Big Basics

Todos sabem que big basics é um deck forte. Não é atoa que conquistou o nacional americano. E a XY3 trará várias cartas para manté-lo na posição de Top Deck. A exemplo disto: Strong energy que aumenta muito o poder ofensivo. Temos também Lucario-EX, um ótimo atacante e muito bom contra uma das principais cartas da coleção: Seismitoad EX. Com ele você pode dar dano e ainda encher sua mão para o próximo turno. Este ataque não te deixará tão dependente de supporters de compra, lhe permitindo usar outros supporters, como Lysandre, Team Flare Grunt, Skyla, entre outros. Landorus EX irá continuar no formato, é um combo óbvio com Strong Energy e Fighting Stadium. Korrina ajuda muito na consistência do deck. E ainda teremos Hawlucha. Isso mesmo! Hawlucha! Uma base de dano elevada com apenas uma energia contra Pokémon EX. Se combinado com garbodor, ele poderá bater na fraqueza e derrubar alguns EX com apenas um hit. E o que acha dele não ser nocauteado com apenas um ataque? Equipe Focus Sash e pronto! Outro grande reforço é o Landorus FUF. Aceleração de energia com um dano razoável que também pode ser facilmente aumentado. O grande problema destes Pokémon é a fraqueza a água. Lembra do nosso amigo Seismitoad? Pois é. Acredito muito no deck big basics continuar como tier 1. Um deck muito versátil e que consegue bater de frente contra grande parte desse novo formato.


Fairy/ Fairy Box

Um deck com uma idéia muito boa, um combo consistente, mas que acabou decepcionando muitos jogadores com sua introdução na XY Base. As variantes de Fairy não conseguiram ver muito jogo graças à forte presença de Yveltal-EX no formato. Xerneas EX precisa de 4 energias para atacar, o que faz com que Yveltal EX o derrube com facilidade. Acredito que esse deck ganhará força após a rotação. Ele possui um mecanismo de aceleração de energia que não depende de itens. É o que se precisa para se ter uma chance contra Seismitoad-EX que com certeza estará presente em peso no formato. O deck possui bons atacantes, e consegue se recuperar de danos negando nocautes graças ao combo Aromatisse + Max Potion. Fora isso o deck ainda pode contar com tech's eficentes para lidar com as diferentes fraquezas. Com a queda de dark patch e a diminuição dos 1HKO esse deck será difícil de ser derrubado.



VirGen

Um ótimo deck! Muito consistente; não dependente tanto de itens e consegue aceleração apenas ligando energias no Virizion EX. Fora estas características gerais, ele consegue bater na fraqueza do hype do momento: Seismitoad-EX. O deck ainda pode contar com Herbal Energy, que transformará muitos 2HKO em 3HKO. Negando nocautes e mantendo o fluxo de ataque constante. E as vantagens do deck não param por aí, Genesect EX com G-Booster consegue nocautear qualquer pokémon (não mega) e o Red Signal não pode deixar de ser mencionado. De acordo com a quantidade de Seismitoad-EX no formato, muitos jogadores podem deixar de usar as Colress Machine do deck o que provavelmente aumentará o uso de Red Signal. Uma das melhores características deste deck é o espaço para outras cartas. Em sua construção é possível encaixar varios counters versáteis, como Raichu, Mewtwo-EX e outros que fazem uso de energias incolores ou de Planta. Outra carta que pode vir pra somar nesse deck é o Dragonite-EX. Fazendo algumas alterações é possível adicionar mais um atacante que consegue alguns 1HKO. Este deck tem tudo para se consagrar mais uma vez como um deck Tier1.


Yveltal (Yveltal/Garbodor)

Perdeu dark patch? Perdeu. Perdeu sableye? Perdeu. Mas apesar de tudo continua a ter força para ser um deck tier 1! As variantes deste deck perderam um pouco de força no mid e o no late game, mas isso não prejudica muito sua incrível consistência. Baby Yveltal consegue fazer um ótimo papel de acelerador de energia, suprindo de certo modo a ausência de Dark Patch. Yveltal-EX ainda é um excelente atacante. Causando dano mais rápidamente ou preservando energias em campo com seu ataque Y Cyclone! Fora todas estas características positivas, Yveltal e Yveltal-EX têm resistência ao tipo lutador. O deck também consegue se adaptar facilmente ao formato. Sendo compatível com garbodor para para enfrentar possíveis Pyroar, ou então Mewtwo-EX para counter contra Lucario-EX; Raichu também é muito bem vindo caso o meta tenha muitas mirrors. Yveltal e Yveltal-EX continuam com força e são uma grande aposta minha para o formato vindouro!



Pyroar/Charizard EX

Uma estratégia que mudou completamente a cara do formato NXD-FLF desde sua introdução. Pyroar praticamente obrigou todos os decks a usarem pelo menos um stage 1 ou garbodor ou atacantes que ignoram efeitos para não perder de autoloss. O deck conta com aceleração através do supporter Blacksmith. Pyroar não possui um teto de dano muito alto, mas o deck conta com Charizard-EX que é um excelente pokémon para nocautear o que sobrar com alguns danos em campo. Você ainda consegue encaixar algumas techs graças ao uso de Double Colorless Energy. Ninetales também tem espaço no deck, podendo ser usado como catcher, dando mais consistência a estratégia e ajudando a desestabilizar mais o jogo do seu oponente. Toda essa versatilidade e eficiência entre características defensivas e ofensivas, garantem um espaço para este deck no tier 1. Com o possível retorno das variantes de VirGen é mais um motivo para este deck continuar no alto escalão.


Conclusão

Esses são os meus palpites para o começo da próxima temporada. Seismitoad-EX é uma forte tendência para o próximo formato, juntamente com Lucario-EX e os demais lutadores, devem afastar os decks de Estágio dos Tier 1 em um primeiro momento. Garbodor também perde um pouco de sua eficiência visto que muitos decks não irão depender tando de suas habilidades para funcionar. Aos poucos a BW vai dando lugar a XY, restando poucos representantes da quinta geração de cards entre os possíveis topd decks. Os decks de Tier 1 devem se comportar de uma maneira similar à imagem abaixo, é claro que com algumas mudanças certos decks passam a exercer mais vantagens do que outros e esta cadeia pode ser um pouco modificada. Mas só o tempo e a experiência poderão provar se estas especulações estão certas ou não.


Nos resta esperar o lançamento da coleção e testar bastante! Qualquer opinião é bem vinda! Postem seus pensamentos e ideias nos comentários. Aquele abraço e até mais!

5 comentários:

  1. Esse artigo falou basicamente só de Seismitoad EX :|

    ResponderExcluir
  2. E o TDK? acho que ainda vai continuar forte...!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, leia o segundo ataque novamente. Acho que não entendeu direito.

      Excluir
    2. Gustavo, valeu pelo alerta, realmente li errado e falei tanta besteira que até removi o comentário. Bloqueio mental puro não ter reparado o *Your*. Bem que eu achei estranho ele rodar parecido com o M.Blastoise, lol

      Excluir