sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Atividade Paranormal! | Analisando a Phantom Gate pt.1

Depois de um tempo sem novidades, o blog está de volta! Fazem alguns dias desde que os scans da Phantom Gate foram liberados na internet e nada mais justo que trazer uma análise detalhada das cartas da coleção. Como esperado, a XY4 trouxe uma grande quantidade de novas mecânicas ao card game e ampliou ainda mais as possibilidades de estratégias. A Phantom Gate traz como Pokémon Capa, Mega Gengar EX que traz consigo uma leva de cartas de suporte para o tipo psíquico bem como a novíssima mecânica de Spirit Link, que podem virar o jogo para as Mega-evoluções. A Phantom também intruduziu as novas cartas Team Flare, que tem efeitos no mínimo curiosos. Nesta primeira parte da análise, irei ponderar sobre os EX da coleção e também do Heavy Metal Chain Deck.

Manectric-EX segue a tendência de muitos Pokémon Elétricos no card game. Seus ataques são fáceis de montar e seu custo de recuo é baixo. Infelizmente, ele terá o desafio de conseguir se manter de pé com sua fraqueza para o tipo fight, que possui muitos recursos para derrubá-lo com apenas um hit. Seu primeiro ataque possui uma base de dano baixo, mas tem a vantagem de ser compatível com energia incolor e ter o efeito "sniper" no banco. Seu segundo ataque é bastante interessante. Estamos em um momento de jogo em que as Pokémon Tool se afirmaram como cartas essenciais em todas as estratégias, e a própria Phantom acrescentou novas mecânicas de Tool ao jogo. Não será difícil atingir os 120 de dano com seu segundo ataque. Manectric-EX também possui resistência ao tipo metal, que está em ascenção no Card Game.


Manectric-EX já pode ser considerado um Pokémon com potencial para o Tier1 do metagame futuro. Como se não bastasse, sua mega evolução também possui muito potencial e também recebeu suporte de uma Spirit Link.
Mega Evoluir sem contra efeito pode ser devastador. Principalmente quando a mega evolução tem um ataque com um custo de apenas duas energias sendo uma delas incolor. Mega Manectric-EX pode estar pronto para atacar no T2 sem muitos problemas. Sua base de dano é alta, principalmente se considerarmos o baixo custo do ataque e o efeito muito versátil. Permitindo que você acelere energias para seu banco para manter o fluxo de ataques. Talvez a resposta definitiva para Yveltal-EX. Mega Manectric-EX é muito versátil e pode ser encaixado em diversas estratégias ou simplesmente utilizado sozinho com sua forma básica. 


Gengar-EX traz o peso de ser o Pokémon capa da Coleção. Assim como Manectric-EX, Gengar possui ataques que são fáceis de montar e compatíveis com energia incolor. Se usado com o Stadium Dimensional valley ele pode utilizar seu primeiro ataque sem nenhuma energia e seu segundo ataque com apenas duas energias, tornando-o tão rápido quanto Manectric-EX. Seu segundo ataque o permite ser utilizado com alguns lockers do formato, como Sigilyph (safeguard), Suicune (safeguard), Trevenant e até mesmo o novíssimo Wobbuffet da Phantom Gate.
O grande problema de Gengar, vai ser lidar com sua fraqueza. Yveltal-EX e alguns outros atacantes do tipo dark como Absol (plasma) podem derrubá-lo sem muito esforço. Por outro lado, gengar será um excelente recurso para lidar contra Pokémon Lutadores, possuindo resistência contra o tipo e sendo capaz de bater na fraqueza de Lucario-EX e sua mega evolução. O tipo psíquico também recebeu a Mistery Energy e com ela Gengar passa a ter custo de recuo 0, um recurso interessante para focar no seu segundo ataque.


Mega Gengar EX foi o primeiro Pokémon a ter uma Spirit Link revelada e foi alvo de muita especulação até o lançamento da Phantom Gate no Japão. Com a ajuda de Dimensional Valley, mais uma vez ele se torna tão rápido quanto seu colega de coleção Mega Manectric, porém seu dano será variável. Seu ataque funciona como o "Foul Play" de Zoroark porém um pouco mais abrangente. Permitindo que você copie um ataque de qualquer Pokémon do campo do seu Oponente. Serão poucas as situações em que Mega Gengar EX terá uma base de dano baixa se pegarmos como base os principais atacantes do formato atual. Apenas ataques com efeitos que dependam de energias ou Pokémon específicos como os de Keldeo-EX e Florges-EX por exemplo, serão um problema para Mega Gengar. Ele é uma excelente resposta contra Lucario-EX e Mega Lucario, que são facilmente derrubados com Phantom Gate.
De maneira geral ele tem tudo para ser um atacante razoável. E para evitar contar com a sorte pode ser utilizado com Celebi-EX para garantir o acesso aos ataques de sua forma anterior, permitindo que você use a estratégia de bater e voltar para o banco para subir algum locker como Trevenant, e dificultar o jogo do seu oponente.


Malamar-EX assim como as outras versões de Malamar no card game possui um ataque que depende de moedas, porém com um grande potencial ofensivo. É claro que existem atacantes do tipo Dark que são mais seguros de serem utilizados (Yveltal-EX), mas Malamar-EX pode ter seu valor no jogo graças a sua habilidade Powerful Hypnosis que deixa o pokémon defensor dormindo sem depender de moedas, desde que você ligue uma energia de sua mão em Malamar-EX. Victini com Victory Star pode ser um recurso interessante para melhorar o potencial ofensivo de Malamar, mas ainda assim pode ser muito arriscado depender do lançamento de moedas para obter êxito no jogo. Sem dúvida poderá protagonizar decks mais divertidos e casuais, mas para o competitivo pode ser uma escolha arriscada.


Florges-EX é um bom Pokémon, assim como os demais Pokémon da Phantom Gate, possui uma base de ataques fáceis de se montar e sua base de dano não é completamente ruim. É um bom Pokémon para se começar a partida, com seu primeiro ataque ajudando no setup. Seu segundo ataque tem um dano máximo de 120 desde que você tenha seu campo cheio com Pokémon do tipo Fairy ou Grass. Infelizmente, Florges possui um HP um pouco mais baixo que o comum para um EX, e uma fraqueza para o tipo Metálico, que acaba de receber um grande suporte no card game. Graças a essas duas desvantagens é provável que ela não veja muito jogo, talvez uma tech em decks de Aromatisse.


Dialga-EX recebe mais uma carta no Card Game, porém desta vez do tipo metálico. Com um estilo de jogo que mais se aproxima do segundo bloco da Black & White do que da própria XY. Seu primeiro ataque é compatível com energia Dupla e seu efeito é extremamente válido  no formato atual que recebe cada vez mais cartas EX. Seu segundo ataque funciona de forma similar ao de Zekrom-EX. 150 de dano, desde que você descarte duas energias do tipo Metálico ligadas a ele. Com o suporte que o tipo recebeu no Heavy Metal Chain Deck, não há dúvidas de que Dialga-EX irá protagonizar um dos principais decks do próximo bloco. Com 180 de HP e resistência para o tipo psíquico ele é um excelente recurso para ser usado junto de Bronzong (Heavy Metal Chain).


Aegislash-EX é uma reimpressão ajustada de Scizor Prime da era HGSS. Sua habilidade impede que ele receba dano de atacantes que possuam qualquer energia especial ligada a eles. Um recurso defensivo interessante em um formato que recebe cada vez mais energias especiais e possivelmente venha a ter uma energia especial para cada tipo. Seu ataque funciona da mesma forma que o Secret Sword de Keldeo, porém com a base de dano um pouco mais baixa. Um excelente recurso para ser usado com Brozong, Dialga-EX, Cobalion-EX e Skarmory-EX ou qualquer outro atacante metálico com um efeito razoável. Assim como Dialga, possui resistência para o tipo psíquico porém com menos HP e um custo de recuo mais pesado.

Concluindo
A Phantom Gate é um dos sets mais ricos em estratégias em pelo menos 3 anos. E isso se reflete nos seus Pokémon EX. Temos uma grande variedade de atacantes que funcionam de formas diferentes mas que anda assim apresentam sinergia com muitas outras cartas já impressas. O ambiente de jogo está ficando mais variado com uma grande cadeia de fraquezas e vantagens no bom e velho estilo "pedra papel tesoura". É um excelente momento para começar ou voltar a jogar e acredito que até meados do próximo ano teremos um dos formatos mais ricos de todo o TCG.

Um comentário:

  1. Acredito que o Malamar EX pode ser usado junto ao Honchkrow (Phantom Gate), seu segundo ataque causa 60 de dano + 60 se o pokemon estiver dormindo, pelo custo de uma dupla incolor e uma dark. Darkrai promo (XY22 recém-lançado) talvez tenha potencial nesse deck também, pois possue o mesmo ataque do Honchkrow, com contra efeito de se curar em 30 e ainda por cime não precisa ser evoluido, entretanto seu ataque em questão custa 2 dark e uma incolor. De qualquer forma Honchkrow pode ser usado contra Pyroar por exemplo. Não vejo muito potencial competitivo na combinação (principalmente com Vir/Gen presente no formato), mas para brincar seria interessante! Afinal Honchkrow ou Darkrai com muscle band e LaserBank = 60+60+20+30 = 170 Damage!

    ResponderExcluir